terça-feira, 12 de maio de 2009

Quem inventou o MP3


Para se compreender o sucesso do MP3, é preciso ter em conta que, antes do seu desenvolvimento, o formato WAV era o único método de armazenamento de música no computador. Apesar da sua excelente qualidade, apresentava uma estrutura interna pouco eficaz e ocupava dezenas de megabytes de espaço em disco, o que, no início dos anos 90, era um bem escasso. Tal facto, em conjunto com a incipiente largura de banda oferecida pelos fornecedores de acesso à Internet de então, tornava impensável a troca deste tipo de ficheiros entre computadores via Web.

A solução surgiu com uma equipa de engenheiros alemães do Instituto Fraunhofer para Circuitos Integrados, encabeçada por Karlheinz Brandenburg e Dieter Seitzer.

Nos anos 70, Seitzer estudava formas de enviar música através de linhas telefónicas sem perder a qualidade inicial, mas, como todos os pioneiros, teve dificuldade em obter financiamento para a sua investigação. Formou então uma equipa de colegas entusiastas que paulatinamente elaborou os primeiros algoritmos de compressão de áudio.

Entre 1987 e 1989, com financiamento comunitário, a investigação avançou a passos largos, sendo apresentado o algoritmo que viria a conquistar as certificações ISO e MPEG. Simplificação da designação técnica MPEG3, a sigla MP3 reuniu o acordo de todos os técnicos para denominar este novo formato.


Retirado de dicionário digital

Sem comentários:

Enviar um comentário